Na etapa de expansão, visando colocar em prática os conhecimentos adquiridos durante a aplicação da sequência expandida, nossa proposta teve como objetivo a produção de crônicas humorísticas pelos alunos da EJA.
Inicialmente, cada estudante escolheu o tema sobre o qual gostaria de escrever. Seguimos com as temáticas já trabalhadas na etapa de leitura, e dentre elas, o estudante pôde escolher uma e escrever sua crônica. Os temas foram:
relacionamentos (família, casamento, amizade, namoro)
sociedade (criminalidade, segurança pública, mobilidade urbana)
comportamento (medos, vaidade, preconceito, falsidade, traição, mentira)
fases da vida (infância, adolescência, juventude, velhice)
empoderamento feminino (igualdade de gênero, superação, independência)
Escolhido o assunto, que deveria ser inspirado nas vivências dos próprios estudantes, e conhecendo a estrutura do gênero, eles escreveram sobre o fato, usando imaginação e humor.
Para nortear esse processo de escrita, os estudantes foram orientados a produzirem um planejamento de texto e, para isso, foi disponibilizado o roteiro a seguir:
1. Qual é o enredo? Sobre o que vou contar?
2. Quem é o narrador? Ele participa da história ou não?
3. Quem serão as personagens?
4. Haverá elemento surpresa? (personagem ou descoberta de uma situação inusitada).
5. Qual será o espaço? (em que parte da cidade, em que cenário, ocorreu a situação).
6. Qual será o tempo?
7. Como será o desfecho: aberto, conclusivo, surpreendente.
8. Haverá algum exagero, alusões, duplo sentido, trocadilho, absurdo, economia de palavras, enfim, elementos que provoquem humor?
Feito o planejamento, os estudantes escreveram suas crônicas. Esse processo foi muito produtivo. Foi um longo processo de escrita e reescrita, que durou em torno de 6 aulas. Ao final, já se podia perceber maior maturidade com relação à escrita.
Findo este processo, as crônicas foram compiladas em um livro digital, intitulado “Mais humor, por favor!” e apresentadas para a comunidade escolar.
O livro foi apresentado de forma impressa e digital, podendo ser acessado via QR code, ou acessado pelo link https://www.livrosdigitais.org.br/livro/214656B8ZZUD8VK .
As crônicas produzidas pelos estudantes vão de encontro a tudo o que foi abordado neste trabalho: o gênero, retrata a realidade dos estudantes da EJA e o humor provoca a reflexão.
Ao final das apresentações, os estudantes autografaram cópias do livro, que hoje compõem o acervo da biblioteca escolar e da biblioteca municipal.
A etapa de expansão, com a escrita de uma crônica humorística, ratifica a importância de todo trabalho realizado com a leitura de crônicas de Verissimo. Ao escreverem seus textos, os estudantes tiveram a oportunidade de, ao serem autores, buscarem elementos para despertar o interesse do leitor, como o humor, o contexto, a linguagem, enfim, colocando em prática os saberes que adquiriram ao longo deste percurso.
Excelente iniciativa!!