Todas as atividades de leitura, seguiram as orientações de Solé (1998) e Cosson (2007), no que diz respeito às etapas ante, durante e depois. Assim, as atividades foram organizadas da seguinte maneira:
No segundo momento, pretendíamos maior autonomia por parte dos estudantes no processo de leitura, desde a escolha do texto, conforme a temática que lhes despertassem maior interesse, perpassando pela leitura individual, até a apresentação em um sarau. Importante destacar que, ao longo das atividades, indiretamente, os estudantes eram estimulados a aplicarem as estratégias de leitura, por meio das atividades propostas.
Como nosso objetivo era estimular o gosto pela leitura com as crônicas de humor de Verissimo, um varal de crônicas foi montado para que os estudantes pudessem escolher o texto de acordo com seus interesses.
O varal foi arrumado na sala de leitura da escola, de forma a deixar os alunos à vontade em um espaço de interação e leitura. O varal, com impressão frente e verso, de um lado trazia à mostra um tema gerador, e do outro, a crônica.
Da vasta obra de Verissimo, elencamos as crônicas que se enquadravam nos temas e subtemas a seguir. Abaixo listamos as crônicas que fizeram parte do varal.
• relacionamentos
família - Pai não entende nada; Trauma; A conta; A foto
casamento - Desabafos de um bom marido; A mulher do Silva; Sozinhos
amizade – Amigos; A mesa
namoro – Namoro;
• sociedade
segurança pública – Segurança; Atitude suspeita
criminalidade - O Falcão
mobilidade urbana - O último engarrafamento
• comportamento
medos – Dona Nininha, coitada; Emergência; Ciúmes
vaidade - A outra
preconceito - Provocações
falsidade - Destino: calais; A mentira; Brincadeira
traição – Sonoplastia; O verdadeiro José; Zona Norte, Zona Sul; O aniversariante; O brinco;
• fases da vida
infância - A bola; Peça infantil; Dois mais dois
adolescência – Adolescência; Sexa; Lerdeza; Duas peças
juventude – Vocações; A estátua; O flagelo do vestibular; O deus Kramatsal
velhice - Padre Alfredo; Gerações
• empoderamento feminino
igualdade de gênero - O grupo
superação - Omelete
independência – A princesa e o sapo
Antes, porém de partirmos para a apresentação dos textos, era importante que os estudantes conhecessem o autor, seu estilo de escrita, entre outras coisas. Partindo dessa proposta, foi apresentada uma entrevista, de 02 mar 2017, apresentada por Dráuzio Varella, onde o próprio Luis Fernando Verissimo fala sobre si e as principais características do gênero textual crônica.
Após apropriarem-se a respeito das características do autor e do gênero, os estudantes organizaram-se em dois grupos e produziram cartazes sobre os pontos que julgaram ser mais importantes. Um grupo, destacou as caraterísticas do autor e o outro as características do gênero, conforme é apresentado na entrevista.
Na oportunidade também apresentamos algumas considerações sobre o humor, conceituando-o e mostrando, por meio de uma apresentação de slides, as diferentes maneiras que ele pode aparecer nos textos.
Prosseguimos para leitura do texto escolhido por cada estudante. Para facilitar sua apresentação no sarau, alunos receberam um roteiro de leitura que continha alguns itens que direcionavam à compreensão global do texto, presença de humor, contextualizações possíveis – o que também, de certa forma, foi proposto na primeira atividade, na etapa de motivação e diagnóstico. Nossa intenção era que os alunos pudessem preparar suas apresentações para o sarau, de modo a contemplar o que para nós era essencial. Segue o que foi proposto na íntegra:
1) Resumo do texto.
2) Assuntos abordados.
3) Informações sobre o contexto histórico, social e socioeconômico.
4) Há humor? Como ele aparece?
Após todas as apresentações, feitas no sarau, foram votados 2 textos para serem explorados na última leitura.
Comments