A Educação de Jovens e Adultos carrega uma história de lutas, avanços e retrocessos, que marcaram não somente a busca pelo direito à educação, mas a luta por direitos em geral. Muito mais do que a decodificação das letras, o que interessa a esse público, a fim de retirá-lo da condição de servilidade, é a capacidade de reflexão sobre sua realidade – elemento que, durante boa parte da história do país, não foi considerado importante, já que uma população crítica, capaz de lutar por seus direitos, poderia ser “perigosa” para o governo. Urge, portanto, a construção de um processo pedagógico que oportunize ao estudante condições para que possa ler e compreender o seu mundo.
Apesar da macro importância que a leitura tem na formação do estudante, um dos maiores desafios a serem enfrentados pelo professor de Língua Portuguesa, principalmente na modalidade EJA, é fazer com que os alunos aprendam a ler de um modo que compreendam o texto, dialoguem com ele, tornem-se leitores críticos, autônomos e reflexivos, em meio às adversidades encontradas em sala de aula, assegurando-lhes o pleno exercício da cidadania ao interagir e se expressar nas diferentes situações do seu cotidiano por meio de textos.
Pensando nessas questões, partimos da hipótese de que as crônicas humorísticas de Luis Fernando Verissimo, para além da fruição, constituem-se como uma ferramenta de estímulo à leitura para os alunos da EJA, participando da formação do leitor crítico, já que é um gênero híbrido por natureza, variando entre o literário e o jornalístico, geralmente de curta extensão, e que aborda assuntos do dia a dia. Esse gênero tem bastante potencial: é conciso, como o jornal, mas fala sobre o cotidiano com linguagem poética.
Em seus textos, Verissimo apresenta o cotidiano das pessoas: o trabalho, a vida familiar, os sentimentos, os segredos, as fases da vida, usando sempre uma linguagem clara, acessível e irônica. Isso, aliado ao humor, elemento pautado na cultura e na criticidade, funciona como um recurso de atração e estímulo de leitores e, muito além do prazer pela leitura, leva a reflexões críticas sobre o comportamento humano, tornando-se um elemento de grande potencial no processo de formação do leitor crítico, haja vista a necessidade de compreender os implícitos e os intertextos.
Por tudo isso, as crônicas humorísticas de Verissimo podem despertar o interesse do aluno da EJA, muitas vezes ainda imaturo quanto à leitura, mas que carrega consigo experiências de vida capazes de refletir sobre os mais diversos assuntos da vida humana, abordados pelo autor.
Comments