Destacamos a repercussão do trabalho para além dos muros da escola, já que o livro Mais humor, por favor! foi amplamente divulgado pelos próprios estudantes em suas comunidades e entre seus familiares. Assim julgamos que também este livro de crônicas passou a ser um estímulo à leitura para outras pessoas, uma vez que traz histórias de vida, de aventuras, de superação, de lembranças, de traições, com uma pitada de humor.
Destacamos também que nosso trabalho ganhou ainda mais visibilidade ao ser divulgado, por meio de uma entrevista, no Programa Sim para a Literatura apresentado pelo Professor Pereira, no canal de televisão Rede Sim.
A entrevista contou com a participação da professora pesquisadora; do diretor escolar; e de uma aluna da EJA. Também apresentou depoimentos de dois alunos da EJA participantes da aplicação desta pesquisa; de uma professora da área de Linguagens e códigos; e da pedagoga da EJA.
Durante a entrevista, conversamos sobre a importância da leitura literária para a formação do cidadão; sobre o humor como elemento de reflexão; sobre a formação do leitor crítico; e sobre a expansão da sequência aplicada: a produção do livro de crônicas produzido pelos alunos.
A entrevista teve grande alcance e o trabalho realizado foi amplamente divulgado nas redes sociais.
Ainda cabe dizer que este trabalho teve sua notoriedade reconhecida na Câmara de Municipal do município de João Neiva, cidade onde foi aplicada toda a sequência expandia. No dia 21 de março de 2023, a professora pesquisadora, juntamente com o diretor escolar, a pedagoga e um grupos de alunos, receberam dos vereadores uma Moção de Reconhecimento pelo trabalho realizado.
Na oportunidade, a professora pesquisadora pôde falar sobre a importância do trabalho com os estudantes da EJA e que culminou na escrita do livro "Mais humor, por favor"!, fazendo uso da Tribuna Livre.
A escrita do livro para os estudantes representou um grande passo em suas vidas acadêmicas. Revelando o quão capazes são para continuar seus estudos. Sentiam-se orgulhosos com seus nomes inscritos como autores do livro.
Destacamos que alguns jovens, pertencentes à turma pesquisada no ano de 2022, na 8ª etapa da modalidade EJA (última etapa do Segundo Segmento), hoje ultrapassaram as barreiras e, agora, sem defasagem etária, fazem parte do ensino regular, tanto no Ensino Integral, como no Novo Ensino Médio, podendo, a partir de então, escrever outros capítulos de suas histórias.
Por fim, ratificamos que o trabalho com as crônicas humorísticas de Verissimo em muito contribuiu para a formação de leitores críticos, desenvolvendo não apenas a leitura e a reflexão, mas também a escrita (vocabulário, ortografia, coerência, coesão, entre outros aspectos gramaticais), além, é claro da imaginação e criatividade ao escreverem seus textos, já que, em muitos momentos, houve resgate de memórias da infância, lembranças de um passado recente, críticas sociais, enfim, recortes temporais que de alguma forma marcaram suas vidas. Com a valorização de suas experiências, os estudantes compreendem que a literatura tem o poder de (trans)formar o leitor.
Este trabalho, que busca formar o leitor crítico na modalidade EJA, não se esgota ao final desta pesquisa. Por isso, esperamos que toda a teoria e a prática apresentadas aqui possam inspirar outros profissionais, de modo a repensarem suas metodologias em busca de uma escola que ensine para o convívio social e para a leitura crítica de mundo.
Merecido reconhecimento!! Um projeto lindo e necessário!
Na era tecnológica, em que tudo chega pronto estimular o aluno a ler e produzir textos torna-se um desafio, este, que foi superado e lindamente frutífero. Parabéns a professora e aos alunos/ escritores.